Serra do Segredo

Situada poucos quilômetros a oeste da zona urbana de Caçapava do Sul, a Serra do Segredo é um dos grandes destaques da paisagem do município, sendo um Geossítio do tipo “área complexa”, com extensão de aproximadamente 30 km². É um conjunto de cerros íngremes, irregulares e arredondados, esculpidos sobre conglomerados e arenitos fluviais avermelhados, muito antigos, depositados há 550 milhões de anos atrás por grandes rios entrelaçados, típicos de regiões montanhosas.

 

Muitas das formas do relevo local lembram pessoas, animais ou seres mitológicos, e por isso as diferentes elevações recebem nomes interessantes e curiosos: Pedra do Leão, Pedra da Baleia, Pedra do Índio e Pedra do ET são algumas delas. Seus topos e paredões de rocha nua abrigam muitas espécies de cactos, bromélias e outras plantas, algumas endêmicas, ou seja, que só ocorrem ali.

 

A principal atividade no geossítio é o turismo aventura, com destaque para escalada em rocha e as trilhas na natureza.

 

Na serra do segredo destaca-se a Pedra do Segredo, que deve o nome às suas cavernas, lendas e labirintos. As pedras gêmeas assemelham-se a duas cabeças de gorilas de rosto colado. Medindo aproximadamente 120 metros de altura, é um local imperdível para os amantes da natureza.

 

Principais cavernas:

- A primeira caverna, denominada “CAVERNA DA ESCURIDÃO”, tem início em um túnel com extensão de 60 metros que atravessa a pedra e chega a sua parte mais elevada. Só uma pessoa munida de lanterna poderá percorrê-la, porque os gases deletérios apagam as velas, fato que a crendice popular atribui aos espíritos que guardam supostos tesouros jesuíticos. 

 

- A segunda caverna chamada “SALÃO DAS ESTALACTITES”, é a mais ampla de todas e está localizada, um pouco além do túnel escuro.

 

- A terceira caverna, recebeu o nome de seu descobridor: “PERCIVAL ANTUNES” está a uma altura de 90 metros, possui uma visão incrível da região. Muito usada como ponto de partida para escalada e rapel.

 

O ponto turístico está situado no Parque Natural Municipal da Pedra do Segredo, um espaço de lazer público concedido à iniciativa privada.

 

Na localidade da Serra do Segredo, outro local pode ser visitado por turistas que procuram belas paisagens, contato com a natureza e também turismo de aventura.

 

Visitação

1- Parque Natural Municipal  da Pedra do Segredo:  O parque oferece mirantes de tirar o fôlego, além de estrutura com áreas de camping, wifi, serviços higiênicos, cozinha comunitária e churrasqueiras. No parque não são oferecidos serviços de lanchonete, você pode comprar apenas água e suco.  Para os aventureiros, o parque conta com trilhas (com e sem acompanhamento de guia)  e circuitos de diversos níveis, cavernas e monumentos geológicos,  mais de 20 vias de escalada (esportiva e tradicional) e boulders, diversos pontos de rapel entre outras atividades. 

 

Contato: (55) 9 9955-1659

E-mail: pedradosegredo@gmail.com

Site: https://www.pedradosegredo.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/pedradosegredo/

Instagram: https://www.instagram.com/pedradosegredo.oficial/

2- Camping Galpão de Pedra: Um local de encontro com a natureza! Ambiente familiar e sossegado, aberto aos visitantes que desejam passar o dia ou acampar. Oferece uma infraestrutura completa de camping, piscina, área de convivência com fogão a gás, a lenha, churrasqueiras e geladeira, casa para alugar e também trilhas auto guiadas, que podem ser feitas mediante pagamento de taxa. É servido café, almoço e janta, apenas com reservas antecipadas com pelo menos 1 dia. (exceto durante a pandemia).

 

No Galpão de Pedra estão localizadas a Pedra do Leão, Pedra do Navio, Paredão Teixeira, Pedra da Chaminé e Valecit.

 

Contato: (55)99709-9756 e (55)99906-5139 (WhatsApp) e (55) 99709-9710.

E-mail: http://galpaodepedra@hotmail.com

Site: http://www.galpaodepedra.cacapava.net

Facebook: https://www.facebook.com/galpaodepedra/

Instagram: https://www.instagram.com/campinggalpaodepedra/

Panorâmica esférica

 

Localização