Pedras das Guaritas

Pedras das Guaritas
Pedras das Guaritas
Pedras das Guaritas

No geossítio, residem algumas dezenas de pecuaristas familiares, que mantêm uma pecuária sobretudo de pequenos animais, como ovelhas e cabras, em uma atividade tradicional e sustentável, relevante tanto do ponto de vista cultural quanto ambiental. Há possibilidade de trilhas em meio à natureza, focalizando aspectos da geo-, bio- e sociodiversidade do território do Geoparque Caçapava.

 

Geossítio do tipo “área complexa”, com extensão de aproximadamente 30 km², no setor sul do município (a 50 quilômetros da zona urbana), com nascentes de diversos afluentes do rio Camaquã.

 

Cerros íngremes, em forma de ruínas, de grande beleza cênica, esculpidos sobre rochas sedimentares (arenitos com seixos, conglomerados e siltitos) da Formação Guaritas, do início do Paleozoico, depositadas há cerca de 500 milhões de anos atrás por grandes rios e dunas eólicas, em ambiente desértico ou semi-desértico.

 

Em seus topos e paredes de rocha exposta, abrigam muitas espécies vegetais raras e endêmicas, destacando-se seus cactos e bromélias nativas.

 

Visitação

 

Ao longo da RS 625, que dá acesso à Minas do Camaquã, já é possível avistar as Pedras das Guaritas. Estão localizadas em propriedades particulares, portanto para conhecer melhor as belas paisagens das Guaritas, sugerimos:

1 - Guaritas Hostel: oferece convívio com animais da fazenda, cavalgadas, passeios, café rural, piqueniques, almoço completo. Trilhas de caminhada com guia e espaço para camping e cabanas para aluguel.

 

Observação: A cavalgada é destinada apenas para hóspedes do Hostel. As trilhas e a alimentação é aberta para o público geral.

 

Agendamento pelo telefone (51) 99934-9490.

 

Facebook: https://www.facebook.com/guaritashostel/

 

Instagram: https://www.instagram.com/guaritashostel_cacapava/

2- Associação dos Moradores das Guaritas: na sede da associação o visitante encontra uma paisagem composta por vales e rochas enormes, esculpidas pela água da chuva e pelo vento. A associação oferece trilhas guiadas na região e refeições durante o dia. É possível fazer escaladas também.

 

No momento a sede está em reformas, para mais informações e agendamentos faça contato:  Dona Ireny (55) 99631-7727 ou Osmar (51) 99704-7238.

3 - Fazenda e Novelaria Santa Marta: A fazenda trabalha com a produção de ovelhas da raça ideal. Momentaneamente não estão recebendo visitantes devido a reformas na fazenda. Mediante agendamento, é possível organizar uma visita com um pequeno grupo de no máximo seis pessoas.

 

Como parte da visita guiada é possível conhecer os animais, seu manejo e o processo da lã (lavagem, cardagem e fiação). Na etapa final, também o seu tingimento com plantas nativas e a confecção do novelo em si.

 

Para o agendamento: Marta Teixeira (55) 99933-9074 ou Jorge Luiz Dias (55) 999738677

 

Instagram Fazenda: https://www.instagram.com/fazendasantamarta_/

 

Instagram Novelaria: https://www.instagram.com/novelaria_stamarta/

 

4 - Guias e Agências: Para mais informações sobre passeios e visitas guiadas acessar: https://geoparquecacapava.com.br/guias-e-agencias

Panorâmica esférica

 

Localização