Nos jardins de acesso ao campus universitário da Unipampa, há uma exposição ao ar livre de enormes blocos de todos os principais tipos de rochas do território, o "Jardim da Geodiversidade Professor Maurício Ribeiro", em homenagem a um dos geólogos pioneiros na pesquisa e no mapeamento de Caçapava do Sul e seus arredores, na década de 1960.
Além das rochas, o jardim também oferece uma reconstituição paleoartística, em tamanho eral, de uma preguiça terrícola do gênero Megatherium.
Na década de 1980, foram descobertos os fósseis da preguiça-gigante ou megatério, cujo nome científico é Megatherium Americanum. Essa descoberta foi só o início do conhecimento sobre a megafauna do final do Pleistoceno (um pouco antes de 10 mil anos atrás) na região.
Em Caçapava do Sul, já foram descobertos fósseis de mais dois gêneros de preguiças-gigantes: Lestodon e Eremotherium.
As preguiças-gigantes, ao contrário das preguiças atuais, não subiam em árvores, e sim, caminhavam no chão, podiam ficar em pé, quando chegavam a alturas próximas aos 4 ou até 5 metros. Essa posição era ideal para comer brotos das árvores, o principal alimento desses herbívoros.
Visitação: jardim aberto ao público e acesso gratuito.
Site: http://unipampa.edu.br/cacapava